Esgoto
Os esgotos industrias diversos, adquirem as características próprias em função do processo industrial aplicado. Ou seja cada industria deve ser considerada isoladamente para determinar o tipo do tratamento de seus efluentes.
Esgotos domésticos são resultantes do uso da água para higiene e necessidades fisiológicas humanas. Provem de residências, edifícios comercias, e outras edificação que tenham banheiro, lavanderias entre outros.
Sistema unitário – no inicio do século XIX a Europa autorizou o lançamento de efluentes doméstico Sn as galerias de águas pluviais, criando assim o sistema unitário que prevalece ate hoje em paris com escoamento conjunto e simultâneo em uma mesma canalização. Características:- dimensões maiores dos coletores; maior volume de obras; problemas de deposição de sólidos na tubulações durante o período de estiagem; desvantagens para países tropicais e em desenvolvimento.
Sistemas separador absoluto – criado em Memphis, foi adotado no Brasil a partir do ano de 1912, é um sistema em que os efluentes domésticos eram coletados e transportados num sistema separado daquele destinado as águas pluviais. Características: vazões e diâmetros bem menores; pode fazer a implantação por partes; ligações clandestinas; melhores condições de operação das estações elevatórias e de tratamento de esgotos.
Sistema misto ou Parcial – Podem ser lançados nos coletores de esgoto sanitário apenas uma parcela das águas de chuva. As águas provenientes de ruas avenidas e praças devem ser coletadas e transportadas de forma separada através de outra canalização especifica. Características: Os coletores e os investimentos são menores que o sistema unitário; dificultam a operação das elevatórias e de