esgoto x agua pluvial
Turma C/D
Rede de Esgoto
x
Rede de Drenagem
Entenda a diferença entre
Rede de esgoto x Rede de drenagem
Identificar a diferença entre rede de esgoto e rede de drenagem pluvial é fundamental para garantir a boa utilização de ambas. De responsabilidade da Embasa, a rede coletora de esgotos domésticos recolhe o esgoto dos imóveis, dando-lhes destinação adequada nas estações de tratamento. Em Salvador, depois de tratado, o efluente é conduzido via emissários submarinos para dispersão no oceano, em distância e profundidade seguras, sem oferecer riscos ao meio ambiente. Nas cidades do interior, o efluente tratado, livre de matéria orgânica, é lançado em cursos d´água de acordo com parâmetros determinados por legislação ambiental vigente.
Já a rede de drenagem pluvial é um equipamento público instalado e mantido pelas prefeituras municipais. Ela permite o escoamento das águas de chuva que, após captadas por galerias, são lançadas no mar, rios ou lagoas. A água de chuva é capaz de carregar, pela força da gravidade, lixo, areia, pedras e a sujeira das ruas para as estruturas de escoamento de uma cidade, podendo causar entupimentos e alagamentos. Na capital baiana, o órgão responsável pela operação e manutenção da rede de drenagem pluvial é a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop).
No período chuvoso, os problemas decorrentes da utilização equivocada dessas redes é potencializado. O lançamento indevido das águas de chuva na rede coletora de esgotos, por exemplo, ocasiona extravasamentos e até o retorno do esgoto às residências e poços de visita. “A rede de esgoto não é dimensionada para receber o grande volume das águas pluviais. Retirar a tampa de um poço de visita durante a inundação de uma rua só vai piorar a situação, pois o esgoto fatalmente transbordará, trazendo grandes riscos à saúde da população”, explica Cantídio Duarte Neto,