Esfera
Disciplina: Matemática
Professor: Regina Alberti
Esfera
Trabalho realizado pelas alunas no 3º ano do ensino médio
Geovana Adami, Mariana Coelho, Mariani Gambarini,
Nathália Simões e Veiziendia.
Anchieta, 24 de outubro de 2011.
Definição
Uma esfera é um objeto dimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma rolha ou de uma terra. Na física, esfera é um coiso (usado muitas vezes por causa de sua simplicidade ou educado) capaz de colidir em outros objetos que ocupam espaço. Uma curiosidade que todos devem saber é que nem todo objeto redondo é uma esfera, ou seja , aquele que não tem nada dentro de si não é uma esfera é apenas uma demonstração tipo bola de futebol, e exemplo de esfera é a terra , pois ela não é oca.
A esfera é um sólido limitado por uma superfície curva de revolução que tem todos os pontos igualmente distantes de um ponto interior chamado centro. A superfície esférica é resultado da revolução de uma semicircunferência em torno do diâmetro.
É um sólido de revolução perfeito por não ter arestas e por apresentar sempre a mesma forma, qualquer que seja o ângulo de observação.
A esfera tem a menor superfície entre todos os sólidos de dado volume e tem o maior volume dentre todos os sólidos de determinada área. Por isso, a esfera sempre aparece na natureza: bolhas e pequenas gotas d'água, por exemplo, são aproximadamente esféricas, pois a tensão superficial busca uma área superficial mínima.
Independente de opiniões pessoais e particulares, as formas esféricas podem ser vistas em diversos objetos e situações: globo terrestre, bola de boliche, bola de basquete, bola de vôlei.
Superfície Esférica
Por definição, uma superfície esférica é o lugar geométrico dos pontos do espaço que estão à mesma distância de um certo ponto - o centro.
Uma esfera é o lugar geométrico dos pontos do espaço pertencentes à