escuteiros
Jornalista: Era uma vez um senhor chamado Baden-Powell que fundou o Escutismo, a quem carinhosamente tratamos de B.P., que nasceu em Inglaterra em 1857.
Gostava muito da natureza e desde pequeno que se interessava pelas plantas, pelos bichos e divertia-se a passear pelas montanhas ou a brincar no mar.
Quando andava na escola logo que soava a campainha anunciando o recreio, corria e escondia-se no parque de grandes árvores que rodeavam o colégio, trepando às árvores, seguindo a pista de um coelho ou observando o voo dos passarinhos ou os seus cantares.
Ele próprio contou muitas das suas aventuras, tais como as das férias com os irmãos quando percorriam os rios e as costas de Inglaterra num pequeno barco à vela
Foi militar, tendo permanecido muito tempo em Africa e na Índia, onde conheceu a tribo dos Gondhs.
Já com o posto de general fundou o Escutismo para rapazes dos 12 aos 17 anos. O entusiasmo com que estes rapazes contavam as suas aventuras fez com que os seus irmãos mais novos quisessem entrar no jogo.
Eram tantos que Baden-Powell criou em 1914 o Lobitismo, publicando em 1916 o “Manual do Lobito”. É esse o ano em que nasceu o Lobitismo, graças ao génio de B.P. e à maravilhosa colaboração de uma senhora chamada Vera Barclay, a quem o fundador confiou a organização da Iª Secção.
Hoje há lobitos em quase todo o mundo, que tentam viver a sua Promessa.
Em breve, tu também serás um deles.
Vera Barclay pode explicar-nos um pouco melhor isso do lobitismo?
Vera Barclay: Os Lobitos do CNE são a primeira das quatro Secções (Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros), em que o Escutismo está dividido e, destina-se, hoje, a meninos e meninas dos 6 aos 10 anos. A vida na Alcateia gira à volta do imaginário da "História da Selva" de Rudyard Kipling, que tem como protagonista a figura de Máugli. As crianças começam por integrarem-se no maravilhoso mundo da selva e aprendem a tirar partido das suas vivências e experiências.