Escuta Ativa
A escuta ativa nada mais é do que uma habilidade de comunicação, é uma técnica usada para o ouvinte receptar e compreender o que esta sendo passado.
A escuta tem o papel igual ou mais importante que a fala na transmissão de uma mensagem.
Escutar é muito mais que apenar ouvir uma mensagem. Ouvir nada mais é que o elemento físico de escutar. Assim, escutar é todo o processo de decodificar e traduzir a mensagem.
“Escutar envolve muito mais do que ouvir uma mensagem, a escuta ativa pressupõe disponibilidade, interesse pela pessoa e pela comunicação, compreensão da mensagem, espírito crítico e alguma prudência na interpretação.” (Rego, 2007)
A escuta ativa nada mais é do que uma habilidade de comunicação, é uma técnica usada para o ouvinte receptar e compreender o que esta sendo passado.
Fato é que quando você escuta melhor, você se torna mais pro ativo, para poder cumprir todas as taferas designadas, mas para se tornar um ouvinte ativo é necessário alguns requisitos, como prestar atenção, não se destrair, ou seja, quebrar todos os velhos hábitos rotineiros para poder se tornar um ouvinte ativo.
É importante ter consciência que ouvir não é escutar. Você pode ouvir um ruído ou som mas a escuta ativa envolve um esforço consciente para ter o real entendimento.
Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.
Observar a linguagem não-verbal (postura, expressão facial, gestos, olhar, movimentação das mãos, pernas e pés, respiração). – Analisar a linguagem não verbal, pode nos mostrar a verdadeira aceitação da pessoa. Esse tipo de linguagem expressa o verdadeiro sentimento e nos ajuda a entender e se colocar no lugar do outro.
Escutar e compreender a mensagem inteira – Dar sinais que está prestando atenção no que esta sendo comunicado, mostrar contato visual direto e sempre olhar nos olhos do interlocutor.
Dar feedback – Dar opinião sobre o que foi dito, expor suas criticas e elogios.
Participar ativamente –