Esculturas do Período Clássico
Esse fato deu-se por ter sido um dos períodos de grandes lutas/guerras entre povos , levando a destruição de grande parte das esculturas .Uma outra grande característica das esculturas é o como humano como centro delas, como temática.
O Período Arcaico (século VII a V a.C), é o período mais primitivo , portanto não possuíam um modelo de escultura muito evoluído , era uma escultura estática, ou seja, sem qualquer impressão de movimentos, expressão e poucas perspectivas , possuíam também de certa forma uma rigorosa posição ereta e frontal , característica herdado dos egípcios, possuíam também uma distribuição de peso igual em ambas as pernas e , geralmente a perna esquerda ficava a frente da direita , dá-se o nome a essas esculturas de Kouros ( "homem jovem" ) e Koré( para as femininas ) e geralmente eram esculpidas em mármore. Kouros Krosios, c.525 a.C. Koré (moça) do peplo, meados do séc. VI a.C., período arcaico.
Uma das características principais desse período é que mesmo sendo o mais primitivo em relação as esculturas ,o estilo geométrico de representação que eles possuíam era algo fantástico, eles praticavam essa técnica na maioria das vezes em cerâmicas , geralmente vasos , e tinham como dominância duas cores : o vermelho ( as vezes em tom de alaranjado ) e o preto ,as vezes faziam o desenho em vermelho e o fundo preto ou vice-versa. Através de observações perceberam que se o fundo fosse vermelho e os desenhos em preto , que era o mais comum , muitos detalhes não apareciam , então passaram a desenhar