Escudos Cristalinos
A crosta e o manto superior da Terra são constituídos por minerais e rochas de diferentes idades e origens. Os minerais são geralmente sólidos inorgânicos que se formam na natureza e possuem, via de regra, uma composição química definida. As rochas, por sua vez, são uma associação de minerais em equilíbrio físico-químico, formando agregados de um ou vários minerais.
Os minerais podem estar unidos em combinações que originam rochas, ou apresentar-se como formas puras, isolados, como o ouro e o diamante, ou ainda agrupados em pequenas massas. Alguns são extraídos nas minas e pedreiras por serem úteis para a indústria e para a construção, ou simplesmente por terem valor ornamental.
Definição
Escudo cristalino é o nome dado ao terreno geológico formado na era Pré-Cambriana e do início da era Paleozoica, ou seja, que se desenvolveu nos primeiros milhões de anos da formação da Terra. É nesta camada da crosta terrestre que estão depositados os minérios.
Composição
Estas estruturas são formadas por rochas magmático-plutônicas da era pré-cambriana, onde estão os minerais não metálicos – como granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato – e pelas rochas metamórficas da era Paleozoica, onde são encontrados os minerais metálicos: ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel.
Formação
Para entender melhor o que são escudos cristalinos, é preciso pensar que estas estruturas foram formadas nos primeiros momentos do desenvolvimento do planeta, quando a terra estava coberta de magma e de meteoritos (rochas plutônicas).
O resfriamento e a solidificação do magma formaram terrenos que depois sofreram erosão, se compactando e transformando-se em outras superfícies rochosas que, expostas à pressão e calor por milhares de anos, adquiriram novas estruturas (sofreram