Escritório gestao de projeto
CARBONE, P. P.; et tal. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2009.
A gestão de projetos para o crescimento organizacional
Com a utilização da gestão de projetos nas organizações é possível realizar o controle dos processos, diminuir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, além de facilitar na tomada de decisão e alcance dos resultados
Fernanda Azevedo, 19 de setembro de 2014
inCompartilhar5
No cenário empresarial contemporâneo, novos produtos e serviços são apresentados ao mercado em variedade e velocidade cada vez maior. Por conta de tendências, novas tecnologias e adequação ao gosto dos clientes eles são substituídos facilmente, tornando assim a concorrência cada vez mais acirrada. As empresas que desejam acompanhar esse mercado e a velocidade das mudanças precisam inovar e implantar uma gestão com foco em resultados, adotando um modelo de gerenciamento que vise prioridades e objetivos, tendo em vista atender as demandas de maneira eficaz.
A gestão de projetos é responsável por gerenciar um conjunto de ações pré definidas que, realizadas de acordo com um cronograma, visam alcançar os objetivos e os resultados propostos pela organização. De acordo com o guia PMBOK - Project Management Body of Knowledge, a gestão de projetos é definida como a aplicação de conhecimentos, habilidades e ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas no projeto.
A gestão de projetos permite a organização acompanhar o andamento das atividades planejadas: o que já foi cumprido, o que ainda não foi feito e o que precisa ser corrigido sem que atrapalhe a expectativa inicial. Além disso, é preciso ter uma visão mais abrangente do negócio a ser administrado e, com isso, observar detalhadamente cada atividade,