Escrituração
Escrituração
No atual mundo globalizado verificamos que as grandes empresas estão utilizando cada vez mais a aplicação da escrituração contábil como meio de efetuar as suas avaliações patrimoniais, este fato tem tido um grande crescimento, pois as tecnologias da informação têm evoluído de maneira muito acelerada, propiciando que todas as empresas devem efetuar os seus controles, pois pode em algum momento ter que efetuar prova judicial desta sua condição patrimonial, que deve ser produzida pela escrituração contábil.
Escrituração contábil é o registro metódico de datas, quantias e origens de cada receita e despesa geradas de uma determinada empresa. É realizada levando em consideração a ordem cronológica de todos os acontecimentos. É a representação gráfica dos fatos contábeis por meio dos efeitos que eles produziram sobre determinado patrimônio, com o objetivo de programar um controle, fornecendo à pessoas interessadas informações sobre o patrimônio. A escrituração é baseada em documentos comprobatórios.
Podemos pensar na contabilidade como um recipiente e a escrituração contábil como as substâncias colocadas nesse recipiente. Com a mistura de ambas se obtém as informações necessárias para se administrar um negocio.
No caso das pequenas e medias empresa não esta efetuando as suas escriturações contábeis, está efetivamente protelando um problema que pode ocasionar futuras ações judiciais, na qual a mesma não terá como comprovar a mensuração do seu patrimônio, haja vista que, estas mensurações de natureza patrimonial só podem ser comprovadas em toda a sua extensão pela escrituração contábil regular, bem como enfocar a valorização de sua aplicação prática como instrumento a ser utilizado pelas pequenas e medias empresas no momento da tomada de suas decisões com um enfoque gerencial.
Lançamentos Contábeis
Lançamento contábil é a forma como a Contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possam vir a afetar) o