Escrituração - introdução
È conhecida como Escrituração Contábil, Escrituração Mercantil, Escrituração Comercial, Escrituração Tributaria ou Escrituração Fiscal. O método de escrituração mais desenvolvido é o método das Partidas Dobradas, a regra desse método é simples: para cada lançamento à débito, deve corresponder um à crédito e vice-versa.
No Diário deverão ser lançados, dia a dia, as operações da atividade mercantil, entretanto, em relação a determinadas contas cujas operações sejam numerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, admite-se a escrituração resumida do Diário por totais que não excedam a um mês, desde que utilizados livros auxiliares para registro individual dessas operações.
Durante a escrituração do Livro Diário, o contador está sujeito a cometer diversos tipos de erros que podem ser facilmente identificados nos registros de vários livros e de maneiras variadas. Para corrigir estes erros, contudo, deve-se usar das regras de correção ensinadas pela própria Contabilidade, e essas regras dizem que não podemos raspar, emendar ou riscar/rasurar os erros. Abordaremos os cinco tipos mais comuns de erros encontrados nos livros de escrituração - os de algarismo, de posição, de intitulação, duplicatas e omissões; e os processos pelos quais eles podem ser retificados, por estorno ou por lançamento suplementar.
1. O estorno é um lançamento no qual se inverte o lançamento errado para sua correção. Dessa maneira, para estornarmos um lançamento que se encontra no débito, fazemo-lo no crédito, e vice-versa.
2. O estorno pode ser parcial ou total. É total quando estornamos todo o lançamento errado e parcial quando estornamos apenas uma parte do lançamento errado.
3. O lançamento suplementar é um segundo lançamento que fazemos para completar o lançamento errado.
4. O lançamento suplementar