Escrituração Contábil
A instituição financeira deve manter o livro diário, balancetes diários e balanços e demais livros com observância das disposições prescritas em lei. O livro balancetes e balanços deve consignar, em ordem cronológica.
As operações com taxas pós-fixadas ou flutuantes devem ter o tratamento idêntico as operações com taxas pós-fixadas. São diferentes das operações com taxas flutuantes.
Operações com correção são registradas pelo valor principal e contabilizadas em moeda nacional. As rendas ou despesas a apropriar são registradas mensalmente.
Operações do sistema financeiro da habilitação (SFH), além das disposições, previstas as receitas e despesas incidentes sobre os saldos dos contratos deverão ser contabilizados em períodos mensais conforme o COSIF.
A) Considere o cálculo pro rata concede em valor proporcional ao valor total
B) Aplicar o índice de atualização previsto
C) Destacar as receitas e despesas decorrentes das atualizações em títulos específicos
Quanto aos cálculos de encargos e aplicações das operações eh em regime de competência.
Com o intuito de ajustar as operações ativas e passivas controladas com cálculos de variação monetária, surge conceito de “dia do aniversário”, é aquele correspondente ao dia de vencimento, em qualquer mês, do título ou obrigação.
CONCILIAÇÃO E ANÁLISE DE CONTAS
Os documentos de conciliação realizadas devem ser autenticados e arquivados para posteriores averiguações. Não à regras inerentes para o mesmo pelo COSIF, há um controle.
CRÉDITOS VINCULADOS/OBRIGAÇÕES VINCULADAS
Há 2 disposições a serem feitas:
1) Valores em moeda estrangeira depositados no Bancen são rreajustados mensalmente com base na taxa de cmpra da moeda estrangeira fixada pelo bancen parra fins de balancetes e balanços.
2) Demais depósitos efetuados no bancen reajustados pelos respectivos valores e atualizados segundo sua movimentação
3) O capital social integralizado ou não integralizado terá seu valor depositado no