Escrituração contabil
1. TEMA
Escrituração contábil
2. PROBLEMA DE PESQUISA
O que é escrituração contábil e qual e a necessidade da contratação dos serviços contábeis para os empresários?
3. OBJETIVOS
• Conceituar escrituração
• Verificar a importância da escrituração contábil para a empresa.
• Demonstrar quais as normas que ratificam a exigência de escrituração mercantil contida no Código Comercial Brasileiro.
4. JUSTIFICATIVA
A necessidade da fiscalização, do controle, aparece na humanidade desde as mais remotas eras, quando ainda não se conhecia a escrituração. Administrar economicamente sem registrar os fatos é administrar as cegas, é preparar-se para uma gestão não tão útil como se esperava. A escrituração é, pois, indispensável na administração das empresas.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Marion (2006), a empresa que não possui escrituração não tem identidade, pois não se têm conhecimento dos fatos contábeis anteriores ou atuais, não permitindo que se tenha uma previsão da situação financeira da empresa, o que a torna desprovida de controle econômico comprometendo o desenvolvimento da mesma. Ou seja, falta de registros contábeis não permite que se conheça o passado da empresa, nem o presente e nem o futuro o que compromete o desenvolvimento da empresa, pois fica desprovida de controle econômico financeiro e a torna desorganizada e desorientada.
6. METODOLOGIA
O presente trabalho visa demonstrar a necessidade da fiscalização, do controle da escrituração.
Durante o trabalho será descrito alguns sistemas de escrituração contábil mostrando assim um pouco da evolução da escrituração ao longo dos anos até os dias atuais.
O trabalho demonstrará a obrigatoriedade da escrituração das empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços. Descreverá também os processos contábeis durante a elaboração do