ESCRITURA O
Método de Escrituração é a forma de registro dos Fatos Administrativos, bem como dos Atos Administrativos relevantes, são esses registro que afetam ou irão afetar o patrimônio, e é chamado de lançamento.
São dois os Métodos de Escrituração conhecidos: Método das Partidas Simples e Método das Partidas Dobradas
MÉTODO DAS PARTIDAS SIMPLES
Esse método consiste no registro de operações específicas envolvendo o controle de um só elemento. No livro Caixa, por exemplo, os eventos são registrados visando apenas ao controle do dinheiro (entradas e saídas), sem a preocupação de controlar outros elementos patrimoniais ou até mesmo de se evidenciar o lucro ou prejuízo decorrente das respectivas transações.
Esse método é deficiente e incompleto. As entidades que utilizam apenas esse método de registro normalmente são aquelas que não visam ao lucro.
MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Esse método, que é de uso universal, foi divulgado por Luca Pacioli no século XV na cidade de Veneza, na Itália, ele diz que.
Não há devedor sem que haja credor e não há credor sem que haja devedor, sendo que a cada débito corresponde um crédito de igual valor.
Daí, em dado momento, ser a soma dos débitos igual à soma dos créditos. É esse princípio que determina a equação entre o ativo e o passivo do patrimônio. Os valores ativos representam sempre saldo devedor. e, os passivos, saldo credor, sendo a soma do ativo sempre igual à do passivo.
Por esse método, registramos todos os acontecimentos que se verificam no patrimônio, conhecendo-se, a qualquer momento, o valor da cada componente do patrimônio, suas variações e os resultados, positivos ou negativos da atividade econômica.
LANÇAMENTOS
Vimos que lançamentos é o registro de um fato contábil, e esse registro, pelo método das partidas dobradas, é feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada disposição técnica. Exige o aparecimento do devedor e do credor, aos quais se seguem o histórico do fato ocorrido e a importância em