escritores da literaturas
Talila Alves Ferreira
Rayane Tavares
Filme
Escritores da Liberdade]
Estratégia:
Aulas fora que escola.
Ler livros mais adequados a idade e realidade de cada um aluno.
Propondo uma tarefa diária de escreverem diários, os levando em exposições, entre outros lugares que valorizavam seu estilo de aulas tanto fora quando dentro da escola.
O assunto da matéria pode ser associado com a vida real de cada um.
Palavras Chaves
Paciência, liberdade de expressão, vitória sobre a barreira do preconceito, evolução, aprendizado do que é respeito, compreensão, a importância da amizade, garra, competência, a mudança em relação à aproximação familiar entre
Tendência Pedagógica
*Tendência progressista liberadora mostra que não necessariamente deve se trabalhar dentro da escola, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.
* Tendência tradicional é mostrado na cena que a professora exige respeito e pede para que seus alunos troquem de lugar obtendo uma posição firme e rígida.
Resultado
No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos.
No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne