ESCRITORES DA LIBERDADE
ATAISE DA SILVA DIAS
RA: 1143276
PEDAGOGIA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
18/03/2015
RESENHA DO FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Escritores da Liberdade é um filme de drama norte-americano lançado em 2007. Dirigido por Richard LaGravenese e produzido por Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher, o filme é estrelado por Hilary Swank (Erin Gruwell), Scott Glenn (Steve), Imelda Staunton (Margaret Campbell) e Patrick Dempsey (Scott Casey) e é inspirados nos eventos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora Erin Gruwell e seus diversos alunos. É baseado em uma história real, aborda de maneira comovente os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático. A idéia para o filme veio da jornalista Tracey Durning, que fez um documentário sobre Erin Gruwell para o programa Primetime Live da ABC News. Durning atuou como co-produtora executiva do filme.
Este retrata a violência de Gangues e tensões raciais ocorridas nos bairros pobres dos EUA. Diante desses problemas, a secretaria de Educação do município decidiu instalar em algumas escolas programas de integração, onde diversas raças, culturas e etnias faziam parte do mesmo grupo.
Richard Lagravanese apresenta de forma bastante respeitosa as dificuldades que ainda em pleno século XXI acompanha a educação, ou seja, as mazelas da educação brasileira não são diferentes das mazelas norte Americana. Nossas escolas passam por dificuldades semelhantes, professores que tentam desenvolver trabalhos e são muitas vezes impedidos, não conseguem apoio da comunidade escolar, e muitas vezes não compactuam com as ideologias do sistema educacional, assemelha-se a este drama o filme Sociedade dos Poetas Mortos do autor Piter Weir em que professor também luta contra a foças do sistema educacional. Tornando-se muitas vezes um educador solitário. Saviani em Pedagogia Histórico-Crítica, fala que a educação se faz quando é significativa,