escritores da liberdade
Segregação racial Norte Americana.
Desde o final do século XIX a segregação racial estava sustentada em uma decisão da Suprema corte dos EUA que admitia escolas, hospitais, banheiros e bebedouros “separados por iguais” para brancos e negros. O País era separado por “cores”, bebedouros eram colocados um ao lado do outro, no entanto, existiam placas informando qual bebedouro os brancos e negros deveriam usar. A informação era colocada acima (White para os brancos e Black para os negros). Até a década de 1950 os negros não tinham direito a voto , eram segregados socialmente e compunham a parcela mais pobre da sociedade dos EUA.
Um dos principais líderes políticos que combatiam a segregação era Martin Luther King Jr, um pastor protestante Batista e ativista político. Seus esforços levaram à marcha sobre Washingnton em 1963 onde fez um dos seus principais discursos “I have a drean”(Eu tenho um sonho). Discurso esse que serve de inspiração até os dias de hoje. Em 14 de Outubro de 1964 King recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Martin Luther King foi assassinado em 4 de Abril de 1968, em Memphis – Tennessee.
O filme Duelo de Titãs retrata todos esses conflitos raciais, a história se passa no ano de 1971 na cidade de Alexandria – Virgínia. Até 1971 em Alexandria não havia miscigenação racial então a junta de educação forçou a integração, juntaram o colégio dos brancos com os dos negros em um colégio apenas, o colégio foi batizado com o nome de T. C Williams.
Um professor negro interpretado pelo ator Denzel Washington é contratado para o cargo de treinador principal do time de Futebol Americano, cargo que era de um treinador branco que passou a ser seu auxiliar.
O filme mostra que depois de quase 20 anos, a segregação ainda era muito presente no dia a dia dos americanos principalmente no sul do país. A equipe de futebol era formada por negros e brancos com o intuito de integração social e