Escritores da liberdade
RA nº1121216
ATIVIDADE UNIDADE 4 – TEORIAS COGNITIVAS
DA APRENDIZAGEM
Curso: Licenciatura em Letras Port /Ingl-EAD
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Cristiane Regina Tozzo
JARU/RO
2013
RESENHA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE
Darleny dos Reis Soares
1. Introdução: Vygotsky(1896-1934), segundo a teoria pedagógica deste grande psicólogo ele deixa muito claro sua ênfase no aprendizado, ressaltando a importância da instituição escolar na formação do conhecimento. Vygotsky ao formula o conceito de zona proximal, mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente através de um mediador, e que a inclusão de vários tipos de alunos é necessária dentro de uma instituição.
2. TRÊS PRINCIPAIS VINHETAS DO FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE O filme ESCRITORES DA LIBERDADE conta a historia de uma jovem professora de literatura/inglês no início de sua carreira como docente. Esta chega à escola com grandes perspectivas e encontra uma classe com vários tipos de conflitos tais como: alunos do ensino médio com nível de leitura do sexto ano, reabilitados, gangues divididas de acordo com a etnia (afros, cambodianos, hispânicos e brancos), muitos conflitos familiares. Erin Gruwell a talentosa professora encontra vários obstáculos. Ela usa suas estratégias como uma excelente docente para motivar estes alunos.
A primeira cena foi comovente, porque ela se interessou em saber porque os alunos agiam com tanta rebeldia, então ela colocou uma linha vermelha no piso e fez perguntas aos alunos porém eles só iriam responde se quisessem pisando na linha. Neste momento ela começou a investigar a vida dos alunos descobrindo assim o meio social e os conflitos que aqueles alunos enfrentavam em seu