Escrita de nome próprio
Objetivo: Alfabetizar a criança a partir de algo que tenha significado para ela (nome próprio), de modo que ela consiga registrar e reconhecer o próprio nome e dos colegas.
Procedimentos: O professor deverá elaborar um cartaz contendo os nomes das crianças escritos em letra bastão e em ordem alfabética. Inicialmente, podem ser colocadas as fotos de cada criança ao lado do nome. Todos os dias no início da aula, o professor juntamente com as crianças deverá verificar os alunos que estão presentes e os ausentes. Cada criança poderá fazer uma marca ao lado de seu nome indicando que está presente. Com o passar do tempo as fotos das crianças devem ser retiradas, para que elas possam refletir sobre cada nome que está ali, e o professor sempre como mediador mostrando que existem nomes que começam com a mesma letra da criança e outros que começam com outras letras. A partir desta chamada viva, a criança também vai se familiarizando com o alfabeto.
Na medida em que a criança conseguir identificar seu nome e de seu colega na chamada viva, o professor deverá entregar uma folha para cada criança e entregar letras móveis apenas com as letras de seu nome para que ela possa colar seu nome na folha, no decorrer dos dias o professor poderá dificultar a atividade entregando o jogo de letras móveis completo.
Avaliação: A avaliação deverá ser contínua, verificando se o aluno reconhece seu nome, consegue escrever sem precisar de um modelo, se consegue utilizar a ordem das letras, se conhece os nomes das letras, se reconhece os nomes dos colegas, se utiliza letras convencionais na escrita dos nomes, se utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras.