Escrever? agora? ih... deu branco!!!
ESCREVER? AGORA? IHHH... DEU BRANCO!!!
* Na teoria a redação é o óbvio que precisa ser dito, mas... e as dúvidas que surgem?
Seguem abaixo algumas técnicas e sugestões.
I - A LETRA
Para qualquer tipo de trabalho escrito, a apresentação é um dos aspectos mais importantes. Uma redação limpa, sem borrões e legível, será bem recebida e isso influirá, indubitavelmente, na avaliação final do trabalho. Procure colocar-se no lugar do leitor que, tendo dezenas (ou centenas) de redações num tempo determinado, ainda se vê obrigado a “decifrar hieróglifos”. Os “garranchos” em forma de letras podem levar à nota O. Assim, a letra deve ser absolutamente legível e cursiva (ou caligráfica). Além disso, evite:
[pic]
Compare
[pic]
II - AS IDÉIAS
A consciência é o melhor livro de moral que temos; e é certamente, o que mais devemos consultar.
Pascal
- Hoje não estou inspirado...
- Não gostei do tema...
- Não sei começar a redação...
- Na hora deu um branco...
(Comentários comuns antes da prática de redação)
Perplexidade, angústia, desânimo são as primeiras reações diante da apresentação de qualquer tema sobre o qual tenhamos de redigir. Isso é normal. Vencer o “bloqueio” inicial que se resume, na maioria das vezes, em causas psicológicas (vergonha, timidez, autocensura, medo) e evitar que sobrevenham o nervosismo e o sentimento de incapacidade são, na verdade, a grande dificuldade.. *O que fazer? *O que não fazer?
Primeiramente, NÃO COMEÇAR DE IMEDIATO A REDAÇÃO. Logo após o tema ser apresentado, alguns minutos (no máximo 10 - é o suficiente!) devem ser reservados.
Exija mais de você próprio. Memória, sensibilidade, imaginação, inteligência devem entrar nesse jogo. Faça mais perguntas a respeito do tema...
- O QUE É ISSO?
- SOU CONTRA?
- SOU A FAVOR?
- HÁ SEMELHANÇAS?
- HA CONTRASTES?
Lembre-se: “A