Escreva sobre 03 diferenças existentes entre as ciências naturais e as ciências sociais
As ciências da natureza destacam-se em seu método quantitativo e seu ideal de objetividade e neutralidade. E através deste positivismo obtém resultados satisfatórios, em relação ao seu objeto de estudo, que é o universo, a natureza, ou seja, leis de origem natural são aspectos físicos e não humanos. Isso inclui os subcampos Astronomia, Biologia, Física, Química, Geografia e Ciências da Terra.
Já as ciências humanas, usam o método científico para estudar o comportamento e sociedade humana; são as disciplinas que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e como ser social, tais como a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, lingüística, pedagogia, economia, administração, contabilidade, geografia humana, direito, arqueologia, teologia, psicologia, entre outros.
Diferenciam-se no que diz respeito aos seus objetos de estudo, e é justamente neste contexto que surge a grande dificuldade das ciências humanas. No caso das ciências naturais o objeto de pesquisa se encontra fora ou indiretamente relacionada ao indivíduo, ao passo que nas ciências humanas o objeto é o próprio ser que conhece, imerso invariavelmente numa complexidade de fatores intangíveis cuja a mensuração é extremamente controversa. Neste mesmo contexto, surge um outro aspecto problemático, identificar e controlar o que as ciências naturais chamam de variáveis, além do como e do por que destas exercerem influências nos seres humanos (ARANHA, MARTINS, 1986).
Uma outra observação subsequente é que ao contrário dos experimentos das ciências naturais, onde os fenômenos ou os fatos podem e são desejáveis que sejam reproduzidos, as ciências humanas ao tentarem a repetição dos mesmos se deparam com uma dificuldade que é bem ilustrada nas palavras de Paulo Freire (1999, p.48): "No jogo constante de suas respostas altera-se no próprio ato de responder (...) A captação que faz dos