Escravidao no brasil
Automaticamente associamos “abolição” ao momento em que os escravos no Brasil conquistaram a sua liberdade.
Até que ponto essa ideia pode ser verdadeira?
Se considerarmos o termo "liberdade" como uma expressão que designa meramente igualdade jurídica entre todos os cidadãos, de fato a escravidão acabou em 13 de maio de 1888. Se entendermos, no entanto, "liberdade" no sentido de igualdade de oportunidades e tratamento, então a abolição ainda não aconteceu.
Deixando de lado aspectos meramente semânticos, o que devemos questionar é o seguinte: como aconteceu a abolição no Brasil? Que interesses estavam envolvidos? E, acima de tudo, quais foram os resultados dessa nossa abolição?
Tentarei responder essas perguntas de forma breve.
A abolição da escravidão no Brasil foi o resultado de um longo processo, iniciado no início do século XIX. Nessa época, o país mais rico e importante do mundo era a Inglaterra. A Inglaterra tinha indústrias bastante desenvolvidas e procurava expandir cada vez mais sua influência em todo mundo, aumentando o seu comércio. Dessa forma, os ingleses se empenhavam em acabar com a escravidão no mundo, por entenderem-na inviável economicamente.
Se a Inglaterra queria aumentar seu comércio, não era interessante que os países tivessem escravos, pois os escravos não recebiam salários e não podiam comprar produtos. Além disso, um país que tem escravos, poderia produzir com menores custos, tornando-se concorrente da Inglaterra (que usava a mão-de-obra assalariada).
Assim, os ingleses fizeram de tudo para acabar com a escravidão. Nesse sentido, a Inglaterra criou em 1845 uma lei chamada Bill Aberdeen. Essa lei autorizava os navios ingleses a prender qualquer navio que estivesse transportando escravos, em qualquer parte. Muitos navios negreiros foram apreendidos pela Inglaterra, inclusive alguns que tinham o Brasil como destino. Nosso país, naturalmente, foi atingido, pois