escotismo
ESCOTISMO INTERNACIONAL A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME ou WOSM - World Organization of the Scout Movement) é uma organização internacional, não governamental, composta por suas Organizações Escoteiras Nacionais (NSO - National Scout Organization) reconhecidas. Os órgãos da OMME são:
• A Conferência Escoteira Mundial
• O Comitê Escoteiro Mundial
• O Escritório Escoteiro Mundial Existem 160 países com Organizações Escoteiras Nacionais, membros reconhecidos da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. No Brasil a União dos Escoteiros do Brasil é membro-fundadora da Organização Mundial desde 1922, e a única Organização Escoteira reconhecida pela OMME. Existem 26 territórios onde o Escotismo existe através de “filiais” de Organizações Escoteiras Nacionais, como na Antártica, Ilhas Malvinas e Gibraltar. Existem ainda 34 países onde o Escotismo existe, mas não há uma Organização Escoteira Nacional reconhecida como membro da OMME, como no Irã, Congo e Vanuatu. Por fim, existem apenas 6 países no mundo onde o Escotismo ainda não existe: Andorra, China, Cuba, Coréia do Norte, Laos e Myanmar. A Comissão Nacional de Relações Internacionais (CNRI) é uma equipe nacional, ligada diretamente à Diretoria Executiva Nacional (DEN), que tem por objetivo o desenvolvimento da Política de Relações Internacionais da UEB. Os trabalhos da CNRI são desenvolvidos por um grupo de voluntários, coordenados pelo Comissário Internacional e pelo Comissário Internacional Adjunto, com o apoio dos profissionais do Escritório Nacional, especialmente da Gerência de Operações. Para facilitar o desenvolvimento dos seus trabalhos, a CNRI possui três sub-áreas: (a) eventos e intercâmbios; (b) políticas e convênios; e (c) comunicação.
As bases da Política de Relações Internacionais da UEB, estabelecida pela Resolução n.º 007/98, são:
1. Manter abertos e desimpedidos os canais de comunicação da UEB com a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, fomentando um