Escoterismo

3399 palavras 14 páginas
UnG – Universidade Guarulhos

ESTEREOTIPO DE GRUPO SOCIAL
ESCOTEIROS

Guarulhos – SP
2013

Agradecemos a Srtª. Camila Moreno, chefe escoteira, por toda a atenção e tempo dispensados para que pudéssemos lograr êxito neste trabalho, bem como aos demais colaboradores do G. E. Ermance 344º e do N.A.S.C.E, por sua presteza e receptividade.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar maneiras de agir, sentir e pensar, padronizadas e socialmente sancionadas de um grupo social específico, os escoteiros, e assim desmitificar esse estereotipo. Usando como base, a sociologia e preceitos básicos, como o de conhecer um pouco a respeito de uma situação, antes de julga-la ou rotula-la como algo inapropriado, fútil e sem sentido. E ainda compreender como alguns indivíduos procuram se tornar “escotistas”, sendo que o meio onde vivem os proporciona uma realidade completamente diferente do que lhes é proposto pelo grupo em questão.
Para essa pesquisa nos limitamos ao Grupo Escoteiro Ermance 344º SP. Sediado no Núcleo de assistência social – Casa da esperança (N.A.S.C.E), que segundo site oficial também seus gestores é uma instituição beneficente sem fins lucrativos que atua dentro das diretrizes e conhecimentos extraídos da doutrina de Allan Kardec. Idealizado e construído a partir da união de um grupo de amigos e pela generosidade de muitas pessoas.
Esperamos que ao final deste estudo, possamos deixar de ver os escoteiros como meninos de uniforme e distintivo ajudando velhinhas a atravessar a rua e vendendo biscoitos de casa em casa.
HISTORIA DO ESCOTISMO NO BRASIL E NO MUNDO
Nas paginas a seguir conheceremos um pouco da historia e participação do grupo escoteiro Ermance 344º na comunidade em que estão inseridos, mas antes, conheceremos um pouco sobre a criação do escotismo.
Quando o escotismo foi criado, há mais de 100 anos, pelo inglês Robert Baden-Powell, ele o descreveu em seu livro

Relacionados

  • Pedrosa
    3090 palavras | 13 páginas
  • Gestão do marketing e rh em organizações do terceiro setor
    4463 palavras | 18 páginas