Escorva de Bombas
Neste prévio resumo iremos aborda o tema de escorva de bombas, será resumido tudo falado pelos alunos do trabalho, os tópicos abordados são:
NECESSIDADE DO ESCORVAMENTO
PROCESSO DE PREVIA E ESCORVA
BOMBA AUTO ESCORVANTE COM RECIRCULÇÃO NA DESCARGA
PRINCIPIOS DO ANEL LIQUIDO
O processo de escorvamento de uma bomba consiste em preencher toda sua carcaça de um liquido de preferencia o mesmo a ser trabalhado, para que não haja a possibilidade de haver bolsões de ar. Este procedimento fara com que todo o fluido bombear dentro da tubulação antes do acionamento da mesma.
Caso não haja uma escorva bem feita pode haver problemas quando acionado a bomba, como um fenômeno chamado cavitação seriam esses pequenos bolsões de ar dentro da bomba, este fenômeno acarretara em trêssituações que podem ser observadas quando há um problema, que seriam:
EROSÃO
RUIDO
VIBRAÇÃO
A erosão se da às pequenas bolhas, microscópicas, que com a pressão gerada pela sucção se transformam em pequenos jatos que vão de encontro com as pás, causando a fadiga no material.
O ruído típico que se ouve quando as bolhas se desintegram durante a bombeagem, assemelha-se à bombeagem de cascalho, com mudança dos níveis de pressão sonora, de algumas centenas de Hz para níveis ultrassónicos (100kHz). E por ultimo a vibração, existe três maneiras da vibração se ocasionada e será dado de exemplo que quando as regiões ocupadas por bolhas forem muito extensas, causam uma queda de pressão a jusante do impulsor, resultando na saída separada e irregular do escoamento de cada canal, desequilibrando o impulso.
Como visto também temos as sucções:
POSITIVAS
NEGATIVAS OU AFOGADAS
As sucções positivas são localizadas acima do N.A. (nível da agua), já a sucção negativa ou afogada conta com a N.A acima da bomba ou no mesmo eixo da mesma.
O processo da previa escorva se da, se faz, para que não ocorra a cavitação e que não haja os problemas citados acima. Já as bombas auto escorvantes não