ESCOPO FINAL 1
ESCOPO
CURITIBA
2015
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
BRUNO ZANARDI
JÉSSICA FERNANDA
MARIANA STORRER
MATHEUS BACCARO
TAMIRIS GODOY
ESCOPO
CURITIBA
2015
ESCOPO
1. O projeto é sobre a otimização da maca utilizada no curso de massoterapia do Instituto Federal do Paraná, cujos problemas relacionados a transporte, peso, montagem e complexidade fazem com que os profissionais dessa área enfrentem dificuldades diárias na realização de seus trabalhos, impondo limites à suas técnicas e clientes.
2. O motivo pelo qual vale a pena investir no projeto são as melhorias que ocorrerão com as macas utilizadas para massagem no Instituto Federal do Paraná.
Essas melhorias ocorrerão em pontos específicos; o primeiro deles é a questão do peso das macas, que é um dos principais problemas que os professores e alunos encontram, e após um tempo tendo que carregar a maca em apenas um dos braços o peso dela pode se tornar desconfortável e até mesmo prejudicar a massagem, já que o peso leva ao cansaço no braço e pode atrapalhar na boa aplicação da massagem. Outro problema é a simplicidade das macas, algumas macas não contém acessórios que poderiam facilitar e ajudar o rendimento da massagem, como, por exemplo, o braço de apoio, acessório básico para a massagem; a altura da maca, chegando, as vezes, a ser muito baixa; o comprimento da maca, onde algumas pessoas que receberão a massagem não cabem na maca e também o peso que as macas atuais aguentam, onde algumas técnicas de massagem, que consistem na utilização do peso do massagista para realizar a técnica, não podem ser realizadas devido ao medo de que a maca não aguente o peso. Outro problema que também é encontrado no Instituto é a questão do transporte das macas, devido principalmente ao peso e também ao modo como são carregadas (por meio de uma alça), todo o peso da maca é distribuído em apenas um dos braços de quem está carregando, o que poderia ocasionar dores no braço.