Escolhas
Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor.
Que tem que ser vivido até a última gota.
Sem nenhum medo.
Não mata.
Clarice Lispector
“Fala da breve durabilidade da vida e o quanto deve ser aproveitada pelo intenso amor ” “Nessa obra a poeta usa a liberdade de expressão para lidar com a o amor e a o curto tempo de vida para aproveitá-lo. “
Biografia: De origem judaica, Clarice foi a terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector. Nasceu na cidade de Tchetchelnik enquanto seus pais percorriam várias aldeias da Ucrânia por conta da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa de 1918-1921. Chegou ao Brasil quando tinha dois meses de idade, e sempre que questionada de sua nacionalidade, Clarice afirmava não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil.
Poema de Jorge Amado
A negra sorriu:
- Tá vendo?
- Tou. A gente liberta o negro.
A negra ia apanhando o tabuleiro. Henrique ajudou-a a botar as latas vazias em cima. Ela perguntou:
- Você sabe qual é a coisa mais melhor do mundo?
- Qual é, minha tia?
- Adivinhe.
- Mulher...
- Não.
- Cachaça...
- Não.
- Feijoada...
- Não sabe o que é? É cavalo. Se não fosse cavalo, branco montava em negro... Jorge Amado
“O poema retrata uma situação onde se encontra, de uma forma irônica o preconceito contra os negros, atitude essa muito mais intensa e presente naquela época.”
“Tem como característica explicita do modernismo a incorporação do cotidiano, onde se usa a temática de assuntos e afazeres rotineiros, onde situações como essa se repetem nesse ambiente e nessa época.”
Biografia: Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912 — Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo