Escolha Local de Implantação ETE
A implantação da Estação de Tratamento de Esgoto será no Município de Marialva – PR, alvo de estudos desde o início da disciplina em Saneamento II.
Desta forma, escolheu-se para o estudo que os efluentes do tratamento de esgoto da população de Marialva serão por sua vez lançados no Ribeirão Sarandi, próximo à cidade, porém em uma região de zona rural, para que as consequências do tratamento de esgotos, como mau cheiro, proliferação de animais nocivos e doenças não atinja a população.
Figura 01 – Município e local de Implantação da Estação de Tratamento de Esgotos
Enquadramento
O corpo receptor, denominado Ribeirão Sarandi, com base nos dados da Resolução 357/2005 do CONAMA e pelas informações fornecidas pela Prefeitura Municipal de Marialva, é denominado de Classe III e possui vazão suficiente para eliminar a taxa de DBO que por ventura seria lançada no mesmo. Essa informação é corroborada pelo fato de que atualmente existe uma Estação de Tratamento de Esgotos que lança seus efluentes neste mesmo corpo receptor, para a população de 30.000 habitantes, onde segundo a Prefeitura Municipal de Marialva, isto representa apenas 27% da capacidade do corpo hídrico de absorver DBO na sua autodepuração.
Desta forma, em vista da figura 2, podemos ver em escala aumentada a área escolhida destinada à incorporação da Estação de Tratamento de Esgotos, sendo esta uma área rural, de proprietário único, facilitando assim a compra do terreno e desapropriação.
Figura 02 – Área de Implantação da Estação de Tratamento de Esgotos
Assim, através da figura 03 é possível observar o local de implantação delimitada, bem como as dimensões e a área disponível.
Figura 03 – Dimensões do Local de Implantação