Escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem
O professor tem como função facilitar o aprendizado do aluno, e ele o faz usando o método de aprendizado, que visa a realização dos objetivos propostos para o processo educacional, esse é fundamentado na concepção do homem e educação.
Usa-se critérios para as técnicas de ensino: apropriação dos objetivos propostos no processo educacional; natureza de conhecimento que o aluno construirá e a aprendizagem que vai se realizar; características dos alunos tendo em vista a faixa etária, a maturidade, desenvolvimento mental, interesse do aluno e as expectativas dele; condições físicas e o tempo disponível.
Já os métodos ativos estão separados em três partes:
a) Individualizados;
b) Socializados;
c) Socioindividualizados.
O professor precisa sempre variar seus procedimentos didáticos, adequando os objetivos propostos e os conteúdos, deve facilitar o máximo possível a compreensão do aluno para que ele desenvolva a construção de seu conhecimento, o que é muito importante para a aprendizagem, e para que ocorra a assimilação do conhecimento é necessário compreendê-lo, incorporando o assunto de estudo ao seu universo mental.
É por isso que o professor precisa sempre oferecer situações aos alunos que os façam interagir, comparar, determinar relações, classificar, ordenar, situar entre espaço e tempo, analisar, induzir, deduzir, abreviar, idealizar, justificar, provar, enfim ter todas as experiências possíveis e o professor é um grande mediador nesse processo todo.
Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes
1- A aula expositiva é um dos métodos didático mais antigos e tradicionais, sendo extensamente utilizada em vários níveis de ensino. Atualmente, a aula expositiva tem sido realizada com mais frequência, em sua forma aberta ou dialogada. Fazendo com que o aluno possa participar ativamente. Expondo suas ideias argumentando, formulando suas duvidas, tecendo