Escolha de Indicadores Sociais
http://www.bireme.br/bvs/adolec acesso em 02/09/05
O Indicador é uma variável, característica ou atributo de Estrutura, Processo ou Resultado que é capaz de sintetizar e/ou representar e/ou dar maior significado ao que se quer avaliar. Ele é, portanto, válido para o contexto específico do que se está avaliando. O indicador comumente é representado como uma variável numérica, podendo ser um número absoluto (número de adolescentes multiplicadores participantes do programa) ou uma relação entre dois eventos (número de aconselhadores/ número de adolescentes inscritos no programa) ou uma qualidade do evento (disponibilidade dos aconselhadores em receber adolescentes inscritos fora do horário agendado).
A melhor técnica para a escolha de indicadores é partir da formulação de perguntas-chave, tais como:
Meu programa está atingindo os objetivos definidos?
Há algo no que estou fazendo que me incomoda, que pode ser diferente?
As perguntas iniciais devem ser muito claras. Para formular as perguntas certas para a avaliação consulte e discuta com todos os interessados o que deve ser avaliado.
A avaliação deve ser direcionada para uma situação identificada como problema por todos os envolvidos no programa e interessados na avaliação. A partir desta identificação, devemos esclarecer o quanto desta situação inicial pode ser modificada ou afetada pela nossa intervenção direta, fazendo novas perguntas e respondendo a elas:
Minha ação poderá ter algum grau de influência para modificar a situação identificada como problema?
Posso ter alguma influência sobre as pessoas envolvidas nesta situação?
Se a resposta para essas questões é sim, ainda que parcialmente, podemos decidir por iniciar a avaliação. Neste caso, é preciso identificar as informações que são importantes para conhecermos melhor a situação a ser avaliada. Informações sobre uma situação são características que quero conhecer para verificar como posso intervir nesta situação-problema.