Escolas
DAYANE DIAS DE PAULA
TÍTULO DO TRABALHO
CARIACICA- ES
2013
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre a metodologia de ensino usada nas escolas, a relação entre escola e sociedade. Foram pesquisadas duas escolas, cujos nomes são, Escola Estadual de Ensino Fundamental “José Maria Ferreira” e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Terfina Rocha Ferreira”.
[pic] EEEF “JOSÉ MARIA FERREIRA”
1.1 Origem e clientela
A escola recebeu este nome em homenagem a família Ferreira, prospero comerciante de café da região. Era casado com a senhora Terfina Rocha Varejão, hoje nome de uma das maiores escolas de Itacibá/Cariacica. José Maria nasceu em Portugal e veio para o Brasil com 9 anos de idade, e aqui prosperou muito vendendo e exportando café e foi através do seu intenso comércio que impulsionou a criação da Vila Itanguá, hoje Nova Brasília.
Segundo informações a escola originou-se no ano de 1958. O governo vigente na época era o de Juscelino Kubitschek, o governador do estado do Espírito Santo era Carlos Fernando Lindenberg. Possui um perfil de escola que atende uma clientela de classe média e baixa que atualmente consta em seus registros, 1100 alunos matriculados, distribuídos em 3 turnos, sendo 22 turmas do 1º ano à 4ª série do 1º grau, e 4 turmas de 5ª a 8ª série, na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), essas turmas funcionam no período noturno. A escola nesse momento passa por um processo de mudança de paradigmas.
1.2 Localização
A escola localiza-se em Cariacica, no bairro Nova Brasília, na Rua Cachoeiro de Itapemirim. A escola possui dois andares, no térreo se localizam as salas de aulas, a diretoria, os banheiros, o refeitório e o pátio utilizado para as aulas de educação física. Entorno da escola