Escolas verdes
MBA PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
(TURMA 11 – CAMPUS BARRA)
Pré-projeto:
OS TIPOS DE ESCOLAS VERDES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Orientador: Prof. Celso Sanchez
Rio de Janeiro
Dezembro de 2011
Pré-projeto:
OS TIPOS DE ESCOLAS VERDES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
1) INTRODUÇÃO
No desenvolvimento do movimento ambiental moderno, que ocorreu nas décadas de 1960 e 1970, era comum considerar que as cidades eram tudo de ruim e os ambientes selvagens tudo de bom; a ênfase da ação ambiental era freqüentemente nas áreas de florestas, nos animais selvagens, espécies ameaçadas de extinção e no impacto da poluição nas paisagens naturais fora da cidade.Atualmente vê-se uma grande mudança nesse cenário, pois os ambientes chamados de selvagens e as cidades estão interligados. Desta forma a população tem percebido que não basta só preservar os “ambientes selvagens” e sim implementar ações ambientais em áreas urbanas também. Inúmeras indústrias e empresas já vem demonstrando esta conduta através de ações na tentativa de não degradar o meio existente. As escolas já possuem em seus currículos, matérias de educação ambiental com o objetivo de formar jovens e crianças conscientes; já que a sustentabilidade é algo que já está presente no dia-a-dia da população.
Esta mesma população que visa reduzir os impactos causados por ela ao meio ambiente é considerada a principal questão ambiental, pois a maioria dos impactos ambientais resultam do elevado número de habitantes no planeta e de seu grande poder de transformar o meio ambiente.
Atualmente, existem dois tipos de escolas verdes, as escolas que estão desenvolvendo projetos com o objetivo de ensinar a preservar o meio ambiente, (estas se intitulam Escolas verdes, porque muitas vezes, as ações ultrapassam os muros das unidades escolares chegando até as comunidades) e há as escolas que na fase de construção já são projetadas para serem como um todo sustentáveis e assim receberem a