Escolas Literárias
A literatura tem um papel muito importante na vida do homem, pois ela é considerada uma das formas de arte mais próxima da vida porque consegue tocar os sentimentos do homem através dos personagens que vivem situações que o leva a sonhar, lutar, viver, aceitar, valorizar, ou seja, mostrar um mundo de uma forma diferente, atribuindo valores ao leitor.
A literatura é dividida através de algumas escolas literárias e cada escola representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época. Entre essas escolas estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo.
O barroco foi uma escola literária que surgiu no século XVII durante o período de reforma e contrarreforma tendo como proposta literária conciliar o pensamento teocêntrico com o antropocêntrico, repudiando os preceitos da escola literária anterior que era a escola classicista.
Uma das principais características do barroco foi o Cultismo e o Conceptismo que tinha como representantes os principais poetas do barroco Português e Brasileiro. Gregorio de Matos foi o representante da poesia barroca de forma cultista, ou seja, um texto rico em figuras de linguagem tornando-o de difícil compreensão. E o representante da poesia barroca conceptista foi Pe. Antônio Vieira que tinha uma escrita menos rebuscada com figuras de linguagem também, porém de fácil compreensão.
Em suas poesias Gregório de Matos e Pe. Vieira tinham grandes diferenças, pois o Gregório de Matos criticava tudo o que em sua concepção estava errado, tanto que foi apelidado como “Boca do Inferno”. Já o Pe. Vieira tinha como proposta em seus textos fazer uma poesia de fácil compreensão que o povo entendesse o sentido de Deus em suas vidas através de sermões.
Como característico das escolas literárias o Arcadismo ou Neoclassicismo surgiu repudiando os preceitos do Barroco na Itália, com propostas iluministas, ou seja, eles tinham como principal