Escolas literarias de portugal
TROVADORISMO - 1189
I. Conceito de Arcadismo
O Arcadismo, ou Setecentismo (anos 1700) ou Neoclassicismo é o período que caracteriza principalmente a Segunda metade do século XVIII, porque o espírito reformista envolve este século numa valorização antropocêntrica, de um saber racional que reflete o desenvolvimento tecnológico, industrial, social e científico. Vive-se, agora, o Século das Luzes, o iluminismo burguês que prepara o caminho para a Revolução Francesa.
II. Marco Inicial
No Mundo
Criação da 1ª Arcádia pelos italianos, procurando imitar a lenda grega
Em Portugal
Fundação da Arcádia Lusitana (1756)
No Brasil
Publicação das Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa (1768)
Fundação da Arcádia Ultramarina em Vila Rica
III. Contexto inicial ou histórico
No século XVIII, o fortalecimento político da burguesia e o aparecimento dos filósofos iluministas formam um novo quadro sociopolítico-cultural, que necessita de outras fórmulas de expressão. Combate-se a mentalidade religiosa criada pela Contra Reforma, nega-se a educação jesuítica praticada nas escolas, valoriza-se o estudo científico e as atividades humanas, num verdadeiro retorno à cultura renascentista. A literatura tem por objetivo restaurar o equilíbrio por meio da razão IV. Principais Características
Os árcades propunham o retorno aos modelos clássicos, porque neles encontravam o equilíbrio dos sentimentos por meio da razão, que seria a força controladora dos excessos.
Buscavam uma linguagem simples, com períodos diretos e vocabulário fácil, sem o uso exagerado de figuras de linguagem, cortando tudo o que fosse inútil, desnecessário.
Exaltavam a virtude, a humildade, o comedimento. Seus heróis eram sempre pastores anônimos e felizes. ( “fugere urbem” - fugir da cidade, da civilização )
Os árcades acreditavam que somente no contato com a natureza, com o “locus amoenus”, “lugar ameno” o homem poderia alcançar o equilíbrio e a