Escolas Geogr ficas
Determinismo: A primeira escola geográfica foi criada a partir das ideias de Ratzel, que defendia a importância do território, como fator determinante do poder entre as rações. Ratzel, influenciou muito o expansionismo imperialista da Alemanha na segunda metade do século XIX. Suas ideias deram origem ao determinismo geográfico, teoria que colocava o homem numa condição de submissão aos aspectos naturais (a natureza é que determina a ação humana).
O determinismo geográfico surgiu como consequência de uma época em que as interferências do homem nos aspectos naturais eram muito mais reduzidas do que hoje em dia e serviu, também, como uma justificativa científica para a relação de domínio entre os países temperados e os países tropicais.
A medida em que interferência do homem sobre os aspectos naturais foi se acentuando, foi ficando cada vez mais difícil a sustentação das ideias deterministas.
Possibilismo: O mentor das ideias possibilistas foi Paul Vidal de La Blanche, que focalizou a relação homem/meio, tendo como pano de fundo o confronto entre França e Alemanha. O Possibilismo proliferou por entre a intelectualidade francesa da época, tendo um papel fundamental na consolidação da sociedade burguesa francesa. Seu objetivo era abolir qualquer ideia determinista, e por meio da objetividade e neutralidade buscava legitimar as doutrinas da ordem.
A Geografia teve um tratamento privilegiado na época, no processo de neutralização da ciência visando à manutenção ideológica, sendo a disciplina incluída em todas as séries do ensino básico, além de serem criados institutos e universidades de Geografia.
Assim, nessa ótica considerou-se a natureza como doadora de possibilidades para que o homem pudesse modificá-la a seu favor, se quisesse. Bastaria intervir na natureza e adequá-la às suas necessidades.
Dentro dessa perspectiva, o homem poderia transformar o meio que bem entendesse, pois além de modificá-lo ele também se adapta ao esse próprio meio