Escolas de Administração e a gestão da minha Unidade de Negócio
Empresa: Nacional Gás
Objetivo do trabalho: Consolidar os aprendizados e debates em sala estabelecendo um breve paralelo entre as “escolas” de administração e a gestão de sua Unidade de Negócio (UN).
Apesar de ser difícil definir de uma só maneira o conceito de gestão, além de ter evoluído de maneira significativa nas últimas décadas, é de senso comum afirmar que GESTÃO é o conjunto de tarefas planejadas, organizadas e executadas que garantam de maneira eficaz e eficiente, a aplicação dos recursos de uma organização, com o objetivo de serem atingidos os objetivos pré-determinados. Em outras palavras, a GESTÃO tem como objetivo a otimização dos processos dentro de uma administração, através das tomada de decisões baseadas em indicadores sólidos e coerentes, e assim contribuir não só para o desenvolvimento da organização mas também na satisfação de seus colaboradores, e assim saberemos se estamos sendo bem sucedido.
3 – Breve paralelo entre as “escolas” de administração e a gestão da unidade de negócio.
Apesar de os princípios da escola científica, serem evidentes nos dias atuais, a visão do funcionário enquanto ser pensante, atuante e modificador do meio em que vive evoluiu, deixando ele de ser visto apenas como alguém que produz e que espera uma recompensa por isso. Espera-se que o indivíduo, enquanto trabalhador seja retribuído por todo esforço empenhado numa tarefa a ele confiada, mas que, acima de tudo seja valorizado pelo que se é e não só pelo que se tem ou pelo que se pode produzir.
Trabalho em uma filial de engarrafadora de GLP da Nacional Gás, e vejo que é essencial acompanhar e gerenciar aspectos cruciais, tais como gestão de pessoas e competências sempre com o intuito de valorizar e respeitar os colaboradores e profissionais, onde esta unidade tem suas deficiência em observar este aspectos.
Seja no momento de constituir um novo negócio, ou na condução de um empreendimento, é