escolas científicas do direito
a) o senso-comum - o senso-comum ou conhecimento vulgar fragmentado -proveniente de várias fontes dimultaneamente; assitemático - não possui uma ordem clara de funcionamento, admitindo, por vezes, contradições; superficial - não procura um aprofundamento explicativo e problematização do conhecimento; sem método - o conhecimento vulgar é adiquirido pela simples vivência cotidiana.
b) conhecimento cientifico - é um conhecimento rigoroso - analisa e tenta explicar os fenômenos com exatidão; é objetivo - delimita um objeto de estudo e tenta compreendê-lo em sua totalidade; é metódico - opera atravez de caminhos que garantam o conhecimento
c) escolas científicas empirismo - basicamente, é uma corrente epistemológica cujo método de conhecimento está focado no objeto, valorizando a experimentação. O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista.
A percepção do Mundo externo e a abstração da realidade realizada na mente humana são o que faz o homem adquirir sabedoria, segundo o empirismo. Embora tenha se baseado no cartesianismo de René Descartes, ao contrário deste, Locke não aceita a existência de idéias inatas resultantes da capacidade de pensar da razão.
Segundo a teoria de Locke (com a qual concordavam os demais empiristas), a razão, tem a função de organizar os dados empíricos, apenas unir uns dados aos outros, que lhe chegam