escolar
Disciplina:
História da América, Metodologias do Ensino da História,
História do Brasil Colônia e Império, Seminário V
Professores: Fabiane Taís Muzardo, Érica Ramos Moimaz, Gleiton Luiz de
Lima, Cyntia Simioni França
Semestre:
5º
Produção Textual Interdisciplinar Individual
OBJETIVOS: Analisar o uso do jornal em sala de aula.
ORIENTAÇÃO:
(Adaptado do ENADE 2008) Gilberto Freyre foi um dos primeiros estudiosos brasileiros a explorar os anúncios de jornal como fontes históricas.
Ele mostrou como tais textos nos permitem conhecer as relações sociais existentes em determinado momento e lugar, as características dos trabalhadores e suas condições de trabalho.
Leia os fragmentos dos anúncios de jornais:
Aluga-se ou vende-se uma boa escrava, muito prendada, faz crochê, costuras, doces, lava, engoma e cozinha perfeitamente: tem uma filha de oito anos, ingênua; quem a pretender dirija-se à rua Halfeld, n. 32, loja. (O
Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 17/04/1883).
Aluga-se duas escravas, um moleque e um rapaz carpinteiro. Quem os pretender dirija-se à rua da Imperatriz, n. 32, Armarinho do Queiroz, junto ao Hotel Português. (O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 11/10/1883).
Uma família pequena precisa de uma criada de cor, livre ou escrava, que cozinhe perfeitamente o trivial e que saiba com presteza e asseio fazer os arranjos da casa. Para informações (...) rua Direita n. 18. (O Farol, Juiz de
Fora, Minas Gerais, 02/02/1884.)
UNOPAR VIRTUAL
História
Precisa-se de um cozinheiro, de conduta afiançada; branco ou de cor, livre ou escravo, para a casa do Dr. Eloy Ottoni, na rua da Imperatriz, n. 8.
(O Farol, Juiz de Fora, Minas Gerais, 04/10/1883).
Considerando que o material/texto acima nos permite concluir que o jornal pode ser utilizado como recurso e documento para o ensino e a aprendizagem da História, elabore sua produção textual seguindo as orientações a seguir:
- Leia o texto disponibilizado com