escola
2014/2015
Físico Química
Trabalho elaborado por: Sérgio Soares, nº14
Introdução
Desenvolvimento
Como são feitos os polímeros
Como se dividem os Polimeros
Tipos de Polimeros
Conclusão
Bibliografia
Os Polímeros têm diversas aplicações desde a Medicina aos Plásticos, nós utilizamos polímeros na sua constituição, como por exemplo os plásticos, borracha, etc.
No entanto, os polímeros também causam bastantes problemas ao ambiente, pois são bastante poluidores.
Os polímeros são feitos por moléculas. A sua razão pela qual é tao grande é porque são formadas por moléculas menores e que estão ligadas como blocos numa construção de Lego. As moléculas menores são chamadas como monómeros.
.
Os polimeros são divididos em 3:
Termoplásticos
Termorrígidos
Elastômeros
Os polímeros também podem ser classificados pelo tipo de reação que damos origem, essa classificação é muito importante delas.
Polímeros de Adição
Polietileno: É obtido a partir do etileno (eteno).
O polietileno é um dos polímeros mais usados pela indústria, sendo muito trabalhado em:
Fabricação de folhas (toalhas, cortinas, embalagens etc).
Recipientes (sacos, garrafas, baldes etc).
Polipropileno: É obtido a partir do propileno (propeno), sendo muito duro e resistente ao calor. É muito usado na fabricação de artigos moldados e fibras.
Poliisobuteno: É obtido para partir do Iso buteno. Constitui um tipo de borracha sintética, muito usada na fabricação de "câmaras-de-ar" para pneus.
Poliestireno: É obtido a partir do estireno. Este polímero também fabrica artigos moldados como pratos, copos, chávenas.
Polímeros Acrílicos
Polimetacrilato: É obtido a partir do metacrilato de metila. Este plástico é muito resistente e possui ótimas qualidades óticas, e por isso é muito usado como "vidro plástico".