escola
O trânsito no Brasil é muito agressivo, as estatísticas apontam a proporção alarmente dos acidentes, sendo que 60% do total desses acidentes são provocados pala combinação estúpida de álcool e direção.
As pessoas sob o efeito do álcool têm sua capacidade física e mental reduzida, a idéia de que essa substância é estimulante, é falsa, o indivíduo, na verdade tem diminuída é sua timidez, o álcool é depressivo, induz ao sono, afeta vários órgãos do corpo, principalmente o celebro, órgão que processa todas as informações necessárias para a condução veicular.
As doenças causadas pelo álcool
Pelagra deficiência grave de vitamina B3 (niacina) que compromete as funções mentais, fazendo o doente agir como se estivesse fora da realidade
.Doenças cardiovasculares como infartos devido à aterosclerose provocada pela má alimentação que também altera alterar o nível de lipídeos e elevar as taxas de colesterol e triglicerídeos.
Tuberculose e pneumonia que causam dores no tórax, cansaço, febre e escarro sanguíneo, reversível em geral com repouso, antibióticos e boa alimentação.
Gastrite e gastroenterite são as doenças mais comuns nos alcoólatras.
Pancreatite, destruição das células do pâncreas que evolui várias rapidamente para o diabetes.
O ALCOOL
O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central que causa desinibição e euforia quando ingerido na forma de bebidas alcoólicaspelos seres humanos. Em doses mais altas, o álcool é prejudicial a saúde, podendo causar estupor e até coma.
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos: um de estímulo e outro de depressão. No primeiro período, o usuário se torna eufórico e desinibido. No segundo momento, ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono.5
Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em