escola
VOLEIBOL
PROCESSO DE ATAQUE
PROCESSO DE CONTRA-ATAQUE
PROCESSO DE ATAQUE
A. Bola na mão do sacador da equipe adversária;
Sistema de recepção:
Este posicionamento inicial distribui os jogadores de uma forma que tenham uma menor área de responsabilidade para fazer a recepção e deixando o jogador da posição 3 somente com a responsabilidade de fazer o levantamento, podendo assim facilitar o levantamento.
B. No momento da recepção;
Bola sendo recepcionada pelo jogador da posição 6, que tem a função de direcionar a bola para o jogador da posição 3.
C. No momento do levantamento;
O jogador da posição 3 irá escolher um dos atacantes, (posição 4 ou 2), para efetuar o levantamento para a finalização do ataque. O jogador da posição 3 tem que estar atento a direção que a bola vem para ele e o deslocamento dos atacantes, os jogares da posição 5, 6 e 1 deslocam-se um pouco para frente.
D. No momento do ataque pela entrada (posição 4) e saída (posição 2) da rede;
Bola sendo atacada pelo jogador da posição 4, os outros jogadores fazem a proteção ao ataque. Os jogadores da posição 3, 6 e 5 ficam distribuídos bem próximos para um possível bloqueio da equipe adversária fazendo a cobertura, os jogadores da posição 1 e 2 ficam mais afastados caso a bola chegue ao fundo da quadra. O mesmo procedimento para a bola sendo atacada pelo jogador da posição 2, os outros jogadores fazem a proteção ao ataque. Os jogadores da posição 3, 6 e 1 ficam distribuídos bem próximos para um possível bloqueio da equipe adversária fazendo a cobertura, os jogadores da posição 5 e 4 ficam mais afastados caso a bola chegue ao fundo da quadra. Nessa distribuição os jogadores se deslocam pouco e tem mais facilidade para fazer as ações do jogo.
E. No momento da defesa pela posição 4 e 2 do adversário
PROCESSO DE CONTRA-ATAQUE
A. Bola