escola
Vegetais transgênicos são resultados da engenharia genética e consiste nas técnicas de transferência de parte do DNA de um indivíduo para outro, por meio da tecnologia do DNA recombinante, criada pela moderna biotecnologia.
Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA - que contém as características de um ser vivo. Por meio da engenharia genética, genes são retirados de uma espécie animal ou vegetal e transferidos para outra. Esses novos genes introduzidos quebram a sequência de DNA, que sofre uma espécie de reprogramação, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substância diferente da que era produzida pelo organismo original.
Com a superpopulação mundial e o aparecimento de novas indústrias num ritmo tão acelerado, a escassez de alimentos em nível mundial é um risco que passamos a correr. Com o processo de modificação genética dos alimentos, criou-se uma espécie mais resistente contra pragas, insetos e fungos, que precisa de menores quantidades de inseticidas e agrotóxicos, adapta-se melhor a determinadas condições ambientais e pode ter seu sabor e até seu valor nutricional modificados.
A utilização de alimentos transgênicos traz suas vantagens e desvantagens, e são elas :
- Vantagens