escola
Jaqueline Lopes
Letícia Laura
Thainá Nayanna
Trabalho De Sociologia Sobre Immanuel Kant
Jaciara
Junho/2012.
Jaqueline Lopes
Letícia Laura
Thainá Nayanna
Immanuel Kant
Trabalho referente á disciplina de sociologia sobre a vida de Immanuel Kant e suas principais obras.
Escola Estadual Antonio Ferreira sobrinho
Jaciara-2012.
Introdução
Immanuel Kant nasceu no dia 22 de abril de 1724, em Königsberg, cidadezinha da Prússia Oriental, era filho de um negociante de origem escocesa e considerado o pai da filosofia crítica. Sua educação foi baseada no pietismo- movimento encetado dentro do protestantismo, pelos fins do século XVII, na Alemanha, segundo o qual a verdadeira religiosidade baseava-se na autonomia da consciência, na piedade particular e nas obras de misericórdia, sendo o dogma secundário ou supérfluo. Cursou a Universidade onde se formou nas áreas de filosofia e matemática, exercendo a profissão de professor na Universidade de Konisberg.
Kant (1724-1804) Expressa à ética do dever como “age apenas segundo aquela máxima que possas querer que se torne uma lei universal”. Desta forma Kant admite que existia um código moral interno em cada pessoa que possibilita agir de forma correta, certa. Agir faz parte da natureza humana, por tanto antes de desempenhar qualquer ação é preciso se certificar que a ação deseja em circunstância semelhante possa ser repetida por todas as pessoas.
A lei natural diz: ao matar, não roubar, respeitar o próximo, amar o próximo, ou seja, o que desvirtua qualquer comportamento ou atitude vai contra as regras.
Kant faleceu em 1804 de uma doença degenerativa dois meses antes de completar 80 anos.
Desenvolvimento
A obra de Kant foi dividida em duas principais fases: pré-crítica e crítica.A fase pré-crítica (período que dura até 1770) diz respeito à filosofia conhecida como dogmática – as idéias colocadas apresentam-se