Escola x comunidade
Os Fundamentos da Educação tem por objetivo despertar os alunos para o seu papel de cidadãos e a ter uma visão crítica da sociedade, partindo da sua realidade; levar os alunos a uma reflexão e compreensão da sociedade em que estão inseridos; formar cidadãos conscientes; problematizar questões cotidianas; oportunizar espaços de discussão. Os processos educacionais reunem, duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do homem: a formação intelectual e a formação social.
A educação é um reflexo dos modos de vida do homem; encontra-se, pois, estreitamente atrelada ao contexto das relações sociais, construindo-o e nele sendo construída. Educar não é, entretanto, condicionar socialmente o indivíduo, mas, fundamentalmente, garantir-lhe liberdade e autonomia. Ela busca a compreensão do desenvolvimento humano no contexto sociocultural, bem como a promoção das potencialidades do sujeito em interação com o outro social.Educação não é só ensinar, instruir, treinar, domesticar, é, sobretudo formar a autonomia do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim sujeito do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre individualidade e solidariedade”. Após a discussão sobre a educação pode se perceber que os vários autores que trataram sobre esse conceito, como de suma importância para a transformação da realidade, e dependendo do ponto de vista, vai se trilhando um caminho para o aperfeiçoamento do ser humano, e como este pode conviver melhor com o outro.
Bons educadores devem estar comprometidos com o fortalecimento da comunidade. E isso significa fazer da educação um pilar para que os cidadão do futuro tenham as ferramentas necessárias para isso. Esse processo só é possível através do diálogo, da participação e da democratização da escola. Assim deve ser, então, a relação entre a escola e a comunidade porque é desse fatores que resultam as atividades de aprender, ensinar, produzir e trabalhar.