Escola T cnica de Artes diz que moda
Elizete Menezes concluiu doutorado na PUC de São Paulo e coordena projetos que destacam a moda como vasto campo de pesquisa
Twitter 2
Facebook 16
Elizete Menezes na sala de atividades práticas do curso de Produção de Moda da ETA
Diana Monteiro - jornalista
Decidir abraçar o mundo da moda como campo de atuação para estudos e pesquisas fez com que Elizete Lili Menezes percorresse um caminho de capacitação acadêmica culminando com o doutorado recentemente concluído na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Elizete é docente da Escola Técnica de Artes e oriunda do primeiro concurso realizado pela Universidade Federal de Alagoas, pioneira na implantação do curso de Produção de Moda no Estado.
O curso está no segundo ano de funcionamento, oferta anualmente 30 vagas e em mais um semestre letivo forma os primeiros profissionais. Segundo Elizete Menezes,a perspectiva é transformá- lo em um curso de graduação tecnológica em Design de Moda, motivado tanto pela carência de recursos humanos com formação na área, como pela demanda crescente desse mercado em Alagoas. “A ETA tem sido referência nessa formação profissional para o mercado local”, enfatizou.
Há um ano como docente, Elizete é a primeira doutora da Escola Técnica de Artes e com propriedade diz, que a moda é um reflexo do comportamento social, sendo assim, mais abrangente do que se imagina: “estudar moda não é só estar na moda, e sim, observar outras ciências como antropologia, sociologia e comunicação o que torna esta área um vasto campo de pesquisa e estudos”. A professora ministra as disciplinas: Tendências e Pesquisa de Moda; Produção de Moda; e Empreendedorismo e Negócios da Moda.
O campo de estudo em foco tem impulsionado a implantação de projetos e atividades com participação dos alunos visando o conhecimento, o aprendizado e a formação qualificada. Destacando a moda como estudo acadêmico, o projeto