Escola Secund Ria De Santo Andr
Curso Ciências e Tecnologias
Trabalho de Grupo - Unidade 1
Aplicações Informáticas B – 12º ano abril de 2015
Questões Teóricas
1. A afirmação trata-se de uma afirmação falsa. Subprogramas são partes de um programa que realizam uma tarefa específica. Podem ser chamados pelo nome a partir do programa principal ou de outros subprogramas, até se podem chamar a si próprios, daí a utilização de módulos ou subprogramas torna a programação estruturada e torna os programas mais rápidos.
2. Existem dois tipos de subprogramas: funções e procedimentos. Um subprograma é considerado uma função quando produz um valor emitindo-o (retornando-o) explicitamente ao módulo que o chamou. Esta emissão é realizada através do comando return. Um subprograma é considerado um procedimento quando a sua principal finalidade é a execução de uma tarefa relacionada com eventuais argumentos, não emitindo (retornando) nenhum valor ao módulo que o chamou.
3. Os subprogramas não função (procedimentos) não utilizam a instrução return porque não têm como objectivo devolver quaisquer resultados mas sim executar acções.
4. A linguagem C permite o uso de parâmetros de maneira a se tornar mais amplo o uso da função, possibilitando assim que se defina sobre quais os dados deve a função a operar. Um parâmetro é o valor atribuído pelo utilizador através de uma função especifica. O parâmetro é introduzido ou definido com o objectivo de fazer a modificação ou ajustamento de um determinado comando. Em muitos casos, quando um parâmetro não é definido pelo utilizador, o programa escolhe um. Na linguagem de programação, os parâmetros são aquilo que está entre os parênteses nos métodos e funções, sendo muitas vezes usado como sinonimo de argumento.
5.