Escola reformada
TEMA:Sociologia da educação
OBJETIVO:
Este trabalho tem como objetivo, mostrar a influência da classe dominante sobre o sistema de ensino e também meios para que a sociedade se torne independente e crítica.
JUSTIFICATIVA:
É muito importante discutir um tema tão amplo como esse, pois ele envolve toda a sociedade; é de seu interesse e das gerações futuras também.
É muito importante saber o fim para o qual a educação tem sido ou é usada e como sua prática se dará futuramente, pois ela tem qualificado e não, para formado para a vida.
A escola ao longo da sua história serviu à classe dominante e ainda serve . Sua atuação tem colaborado para que a situação permaneça do mesmo jeito, uma minoria que exerce o poder sobre o restante e essa outra parte inerte, conformada somente acatando calada sem poder fazer nada para mudar sua situação.
A educação tem formado mão de obra barata para a classe dominante, que por sua vez se torna cada vez mais poderosa, tem ensinado para o mercado de trabalho e não para a vida e assim o tempo vai passando e nada muda.
Ao longo do tempo a escola usou e continua usando, práticas de adestramento, cópia e memorização. Ela precisa mudar a sua prática educativa fundada na ação, na pesquisa, com o fim de possibilitar a autonomia reflexiva dos alunos, colaborando pra que eles sejam sujeitos que também produzem o saber. Precisa de uma mudança em todas as suas estruturas, nos conteúdos, na forma de organização e na função do professor. A escola precisa se desvincular das práticas do passado e se voltar para o futuro. É preciso mudar a forma de ensinar para que os alunos de uma vez por todas possam estar preparados para enfrentar os atuais desafios do mundo, e a cada dia surge um novo. A educação pode ajudar àqueles que só tem servido de plateia, a se tornarem atores no contexto histórico, econômico e social.
É verdade que muita coisa mudou mas, é só o começo, comparado com o tanto que se precisa ser feito. O