Escola pitagórica
INTRODUÇÃO
Neste trabalho,iremos falar sobre a fundação da escola Pitagórica,que recebe o nome de seu fundador,essa sociedade dedicava-se a estudos matemáticos,onde diziam que na filosofia ‘’O número era tudo’’,e tudo foi feito secretamente,os estudos eram mantidos em segredo,e os conhecimentos desses materiais só foram reconhecidos muito tempo depois. Desta organização secreta,podemos destacar alguns nomes muito importantes para essa época,como Filolau,Arquitas e Alcmeón.
A ESCOLA PITAGÓRICA
Tudo começou na Itália,em Crotona.Pitágoras fundou uma sociedade secreta dedicada ao estudo dos números,a fundação tinha como símbolo,o pentagrama:
Os membros dessa fundação eram conhecidos como Pitagóricos.Juntos,desenvolveram uma parte significativa do conhecimento matemático,e tudo em sigilo absoluto.Os membros sempre defenderam a teoria de que ‘’O número é a substância de todas as coisas’’,e de que todos os princípios derivavam disso,como se o mundo fosse uma árvore,e os números,a raiz. Os Pitagóricos afirmavam que não só todos os objetos conhecidos tinham um número,ou podiam ser ordenados ou contados,mas também que os números eram a base para todos os fenômenos físicos Por exemplo uma constelação no céu podia ser caracterizada não só pela sua forma geométrica como também pelo número de estrelas que a compunham, bem como ela própria podia ser a representação de um número. As preocupações dos pitagóricos com os números faziam parte do espírito de uma religião, e o seu modo de vida ascético e o facto de serem vegetarianos tinha origens em crenças religiosas. Um aspecto importante da vida dos pitagóricos, com regras dietéticas, adoração de números e