ESCOLA NOVA X ESCOLA TRADICIONAL
1-Do ponto de vista social e econômico, como se justifica a crítica feita pela escola nova a escola tradicional?
Ensinar é criar condições de aprendizagem. O importante não é aprender, mas aprender a aprender. A escola nova acredita que a criança é o sujeito da educação, ocupando o centro do processo. A criança não mais é considera “inacabada” uma miniatura do adulto, e sim representar a sua principal “essência verdadeira”.
2- Principais diferenças entre a escola tradicional e escola nova entre aluno e professor, disciplina, conteúdo, metodologia e avaliação?
3-Em que consiste a “ilusão liberal” da escola nova? Sob este aspecto, quais são as críticas feitos por ela?
A ilusão liberal foi a busca capitalista de uma educação mais ampla que se tornou desigual para as classes menos favoráveis, pois a escola nova se tornou a necessidade da época industrial. As principais críticas estão em não resolver o problema da sociedade em acabar com a desigualdade social e a descentralização do professor.
4-Destaque e comente as principais virtudes da escola nova.
As principais virtudes foi a liberdade que o aluno tem de aprendizagem, através de disciplinas e métodos avaliativos que visão o conhecimento compreendido e não decorado. Na escola nova, o professor deixou de ser o centro e o aluno passou a ser o centro.
A Interação entre aluno e professor, liberdade de expressão do aluno, o convívio menos tenso e atividades de educação física, laboratório, musica eram métodos que era utilizado para melhor rendimento do aluno.
5- Justifique as raízes liberais(burguesas) da escola nova.
Pedagogia liberal foi justificativa do sistema capitalista(burguês) que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabelece uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção.
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar