Escola Japonesa
Escola Japonesa são métodos criados no Japão com intuito de melhorar a qualidade e a produção das empresas, são basicamente conceitos e técnicas para se chegar a esse objetivo. Alguns desses conceitos são:
KAIZEN:
A palavra em si resumi o que todo essa ideia quer mostrar, que é a “MELHORIA CONTÍNUA” em todos os aspectos, seja no trabalho, na vida pessoal e social, pois refletem na produtividade e qualidade do trabalho. Com isso buscando cada vez mais a melhoria sem desperdício (seja de tempo, dinheiro, espaço e material), assim criando um ciclo de aperfeiçoamento de pessoas, de processos, de resultados e por fim de satisfação.
JIT (JUST IN TIME):
O JIT é uma sincronização de vários fatores, sendo que cada um deles tem seu momento certo, assim nenhum podendo ocorrer muito antes, pois poderá causar um acumulo de material que não será utilizado nesse momento e, nem muito tarde para não ocorrer uma paralisação do processo produtivo.
Esse sistema busca administrar de uma forma simples e compacta,onde o tempo é precioso, e tem que ser seguido a risca. As três idéias bases desse sistema são:
1. Integração e otimização de todo o processo de manufatura: é basicamente tudo o que não implica em nenhum valor ou qualidade para o produto deve ser eliminado.
2. Melhoria contínua (Kaizen): o lema é “nossa missão é a melhoria contínua”, isto é, que a melhoria sempre acontecerá, numa forma em grupo, compartilhada, valorizando o homem em todos os setores da empresa, assim fazendo com que o homem busque o melhoramento do o comprometimento e de suas habilidades.
3. Entender e responder às necessidades dos clientes: significa atender com responsabilidade e atenção nos requisitos de qualidade do produto, prazo e entrega para melhor satisfazer o cliente. Assim a empresa JIT deve estar comprometida a reduzir o custo total do cliente na aquisição do produto, com isso os fornecedores devem estar cientes de tais comprometimentos e realiza-los de acordo com os