escola hoje
Introdução
Atualmente os pais estão responsabilizando a escola pelo desempenho de seus filhos, esquecendo-se que devem trabalhar em sintonia para que haja uma boa aprendizagem.
Escola Hoje
O compromisso dos educadores vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados no decorrer da História e preparar os que estão sob sua responsabilidade somente para o mercado de trabalho, mesmo sabendo que vivemos numa sociedade capitalista onde o individualismo reina absoluto.
A preocupação da escola é a de fazer com que o educando participe do seu grupo ativa e afetivamente, apropriando-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos. Uma apropriação significativa tanto para si como para o outro, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que está inserido.
E vale ressaltar que: “Educador é mais que ser professor é aquele que prepara seu mediado para a vida.”
Criança Hoje
O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade.
Com as mudanças ocorridas , é preciso repensar o conceito de escola e garantir que a promoção de uma educação de qualidade para a formação plena do cidadão, aconteça.
Passou da hora de “tapar” o sol com a peneira e cada um deve fazer a parte que lhe cabe. A escola ensina e os pais educam.
A função da escola é formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores, ensinar a ouvir, pensar, analisar, questionar, opinar, entender, decidir, resolver, ser ético, solidário e participativo e ir de encontro aos seus anseios futuros.
A função dos pais é educar seus filhos, impor limites, dar amor e carinho e transmitir valores morais e éticos. É no meio familiar que se estrutura e se molda a personalidade da criança e do adolescente.
Ao realizar esse trabalho pude perceber que nas escolas atuais já existe uma grande diferença, tanto no ensino como na